Construímos um currículo com o objetivo de organizar e planejar as experiências de aprendizagem dos estudantes. O currículo é uma ferramenta que define os conteúdos, habilidades, competências e valores que serão ensinados e aprendidos em determinado contexto educacional. Ele serve como um guia para os professores, orientando-os na seleção de conteúdos e na elaboração de estratégias pedagógicas.
Ao construir um currículo, estamos atendendo aos estudantes, pois é por meio dele que buscamos proporcionar uma educação de qualidade, que promova o desenvolvimento integral dos alunos. O currículo deve considerar as necessidades, interesses e características dos estudantes, levando em conta sua diversidade cultural, social, étnica, de gênero, entre outras. Além disso, o currículo também deve estar alinhado com as demandas da sociedade, preparando os estudantes para a vida em comunidade e para o exercício da cidadania.
A definição do que será ensinado no currículo é uma responsabilidade compartilhada entre diferentes profissionais. Os órgãos governamentais, como o Ministério da Educação, estabelecem diretrizes curriculares que orientam as escolas na definição dos conteúdos a serem ensinados. No entanto, é importante ressaltar que o currículo não deve ser uma imposição externa, mas sim uma construção coletiva, que envolva a participação dos professores, estudantes, pais e comunidade escolar. Essa construção deve considerar as necessidades e realidades locais, permitindo uma maior contextualização e relevância dos conteúdos ensinados.
Em poucas palavras, elaboramos um currículo para organizar e planejar as experiências de aprendizagem dos estudantes, atendendo às suas necessidades e promovendo seu desenvolvimento integral. A definição do currículo é uma responsabilidade compartilhada entre diferentes profissionais, buscando considerar as diretrizes governamentais, as demandas da sociedade e as características locais. É fundamental que o currículo seja construído de forma participativa e contextualizada, garantindo uma educação de qualidade e relevante para os estudantes.
Cláudia Forte.