A educação por ser baseada em muitas teorias fundamentadas torna o seu conceito amplo. Em pesquisa no dicionário on-line do Google a primeira definição encontrada se refere ao ato ou processo de educar(-se). Mas, estudando o Módulo A- Fundamentos da Educação e Políticas Públicas, aprendi que a educação tem inúmeras vertentes. Citando o seu sentido técnico, a educação pode ser definida como processo de socialização dos indivíduos, onde se assimila e adquire conhecimentos a fim de melhorar a integração na sociedade ou no seu próprio grupo. Já no sentido formal a educação é todo o processo contínuo de formação que faz do currículo dos estabelecimentos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), sejam eles públicos ou privados.
Partindo deste contexto podemos afirmar que a educação começa em casa. É no ambiente familiar que se começa a ensinar sobre respeito e dignidade, dentre outros valores que em conjunto virá a formar cidadãos éticos e capazes de desenvolver pensamentos críticos.
A escola vem para reforçar o aprendizado, sendo complemento dos conceitos atitudinais e também oferecendo conteúdo para os alunos em um ambiente que estimule o aprendizado e a comunicação, sempre buscando levar em consideração as suas vivências.
Levando em consideração que até mesmo onde não existe um modelo de ensino formal e centralizado existe educação o âmbito escolar também deve ser o espaço onde os pais, os responsáveis e os professores viabilizem a educação, pois é papel da escola e da família educar e ensinar porque é impossível separar essas práticas. Isto significa que a escola é apenas um dos espaços onde acontece uma parte do desenvolvimento educativo, ou seja, o processo educativo ultrapassa a escola.
Cláudia Forte.